Muanamosi Matumona (R.I.P.)



O Padre Muanamosi Matumona, deixou a terra dos vivos. Muana Damba, nasceu em 1965, para além de sacerdote, era jornalista, escritor, professor de Filosofia Africana e de Sociologia da Universidade Agostinho Neto , no Seminário Maior do Uíge e no ISCD do Uíge.

A sua morte acontece poucas semanas depois de ser nomeado Director da Emissora da Igreja Católica, a Rádio Ecclésia. Frequentou em Lisboa, no Porto e em Roma, os cursos de Teologia, Comunicação Social, Filosofia e Sociologia. Foi ordenado sacerdote em 1995.

Em 1982, com 17 anos de idade já era jornalista. Trabalhava para o Jornal Desportivo Militar, distinguiu-se nas repotagens e entrevistas que acordava aos jogadores de futebol, regressados angolanos do então Zaire, hoje R.D do Congo, como Seke Sarmento, Maluka, Vicy, etc...Trabalhou para agência noticiosa de Angola, Angop e colaborou até à sua morte para o jornal de Angola.

É da sua autoria as obras como: Ensaio de uma Epistemologia e Pedagogia da Filosofia africana, editada em 2004; Cristianismo e mutações sociais em África; Elementos para Teologia da reconstrução africana, publuadas em 2005; Contributo lusófono num mundo em mutação, 2008; Os médias ne era da globalização; A Sociologia do Jornalismo angolano, 2009.


[Obituario daqui]


Post Relacionado @ daKappo








Popular Posts